terça-feira, 28 de setembro de 2010

Dia Mundial da Raiva

O Dia Mundial da Raiva, comemorado todo dia 28 de setembro, é uma iniciativa da Aliança para o Controle da Raiva (ARC), com o apoio da OPAS (Organização Pan-Americana de Saúde) e da OMS (Organização Mundial de Saúde).
O principal objetivo dessa data é conscientizar as pessoas sobre a raiva animal e humana. A doença nos humanos é fácil de ser evitada, mas, mesmo assim, mais de 55 mil pessoas morrem de raiva todos os anos. Morre, em média, uma 1 pessoa a cada 10 minutos.
A principal fonte da doença são os cães, por isso devem ser vacinados regularmente, já que a vacinação é eficaz e segura.
Este ano, o evento é uma realização conjunta do Instituto Metropolitano de Saúde (IMS-FMU) e dos cursos de Medicina Veterinária e Comunicação Social.
Comunicação, orientação e comportamento são os três pilares das ações do Dia Mundial da Raiva, que o Complexo Educacional FMU promove mais uma vez. O tema deste ano é “Um mundo, uma só forma de erradicar a raiva: Visão Transdisciplinar”.
Durante todo o dia acontecerá palestras sobre a relação entre seres humanos e animais, seu impacto para a saúde pública, comportamento canino, terapias assistidas por animais, perspectivas e a situação global da raiva, aspectos epidemiológicos da doença em áreas urbanas e rurais do Estado de São Paulo e do Brasil.
O evento tem como convidado o cineasta, escritor e publicitário Tiago Ferigoli, que vai apresentar cenas do documentário inédito “Vira-Latas: Os Verdadeiros Cães de Raça”. O projeto tem entrevistas com profissionais, pesquisadores e artistas como Ronnie Von e Danilo Gentili, falando sobre a relação das pessoas com seus cães e com os animais de rua, em uma comparação com o mundo moderno “cada vez mais vira-lata”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário