terça-feira, 29 de novembro de 2011

#Música: Dez anos sem George Harrison

29 de novembro de 2001, dia em que o mundo deu adeus ao guitarrista e compositor George Harrison. O ex-beatle morreu de câncer no pulmão aos 58 anos. Sua morte só foi noticiada no dia 30, após o corpo já ter sido cremado.



Harrison nasceu em 25 de fevereiro de 1943,
na cidade de Liverpool, na Inglaterra


Carreira

George Harrison era conhecido como o "beatle tímido", por falar pouco em entrevistas, mas seus amigos sempre garantiram que, na intimidade, ele era muito falante.

Em 1963, Harrison escreveu “Don’t Bother Me”, sua primeira canção. Mas, seu primeiro grande sucesso foi “While My Guitar Gently Weeps”, em 1968. Já “Something”, foi a primeira a canção a ser lado A de um Disco dos Beatles, sendo regravada por Elvis Presley e Frank Sinatra.

Infelizmente, muitas vezes suas músicas eram deixadas de fora dos álbuns, já que tinham que competir as letras de John Lennon e Paul McCartney. Foi ai que começaram as discussões, que aumentaram muito após a morte do empresário da banda e, em 1970, o fim dos Beatles é anunciado.

Após a separação do grupo, George Harrison lançou grande parte do material que havia acumulado e iniciou sua carreira solo.





Em 1971, pela primeira vez na história do rock, George Harrison organizou um show humanitário. Ele também escreveu canções para Ringo Starr e colaborou com o álbum “Imagine” de John Lennon. Sua última aparição na televisão foi em 1997.



George e Pattie
Vida

George Harrison se casou com a modelo Pattie Boyd em 1966, tendo Paul McCartney como padrinho. Eles se conheceram durante as filmagens do filme "Os Reis do Iê-Iê-Iê", no Brasil. No final dos anos 60, Eric Clapton apaixonou-se por Pattie e compôs “Layla”. O casamento com Pattie terminou em 1973, e ela acabou casando com Eric posteriormente. 








Em 1978 ele se casou com Olivia Trinidad Arias. A cerimônia aconteceu na casa do músico, tendo o cantor Joe Brown como padrinho. Um mês antes do casamento, nasceu o filho deles, Dhani Harrison, único filho dele.


George e Olivia

Na década de 90 apareceu o primeiro sinal de câncer. Ele enfrentou várias cirurgias, mas apesar dos tratamentos agressivos, foi constatado que era terminal e ele decidiu passar seus últimos dias com a família e trabalhando em projetos, que foram terminados por sua mulher e seu filho.

No dia 29 de novembro de 2001 sua morte foi confirmada. George foi cremado e seu caixão foi coberto por pétalas de rosa, numa cerimônia Hare Krishna.

Harrison já tinha o histórico da doença na família. Os pais e os irmãos morreram de câncer.
Este ano, Martin Scorsese estreia o documentário Living in the Material World, que narra a história do guitarrista.

George Harrison, em 2001

Um comentário: